terça-feira, 3 de dezembro de 2024
InícioNotíciasAno Esportivo no Strava 2023: Tendências do ciclismo

Ano Esportivo no Strava 2023: Tendências do ciclismo

Ano Esportivo no Strava 2023

O Strava, a maior plataforma social para atletas, divulgou seu relatório anual com as principais tendências do esporte em 2023. O documento analisa as atividades de mais de 120 milhões de usuários em todo o mundo e revela como, onde e por quais motivos eles se movimentaram no Ano Esportivo no Strava 2023.

Neste artigo, vamos focar nas informações relacionadas ao ciclismo, uma das modalidades que mais cresceu e se diversificou em 2023. Você vai descobrir quais foram as melhores marcas de bicicleta, os segmentos mais populares, os nomes que podem impulsionar sua velocidade e muito mais. Confira!

O ciclismo liderou em número de registros no Brasil

Segundo o relatório do Strava, o ciclismo foi o esporte com mais atividades registradas no Brasil em 2023, superando a caminhada e a corrida. Isso mostra que os brasileiros estão cada vez mais adeptos da bicicleta, seja para lazer, exercício ou transporte.

Entre as marcas de bicicleta mais usadas pelos brasileiros, se destacaram Oggi, Caloi e Specialized. Já entre os dispositivos sincronizados com o Strava, o XOSS SPRINT e o Garmin Forerunner 235 foram os preferidos.

O ciclismo off-road ganhou espaço no mundo no Ano Esportivo no Strava 2023

O relatório do Strava também mostrou que os atletas globais decidiram viver aventuras off-road e publicaram cada vez mais atividades em bicicletas gravel e mountain bikes, trilhas e trail runs. O ciclismo em gravel bike e mountain bike foi o quinto esporte com mais atividades no mundo em 2023, e o quarto no Brasil.

Entre os segmentos mais registrados por atletas viajantes, o ciclismo também se destacou. No Brasil, alguns dos principais foram:

  • #Cambada – Miguel Lemos x Bolivar, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  • Vila Tenente Sapucaia Climb, Florianópolis, SC
  • Radar posto de gasolina até o bombeiro radar, Campos do Jordão, São Paulo
  • Subidinha Boa Vista/Iraque (Cascalheiro), Minas Gerais
  • Paiol Grande – Campista – trecho final da subida, São Paulo

A Geração Z incorporou a bicicleta para ir ao trabalho de acordo com o Ano Esportivo no Strava 2023

Outra tendência observada pelo Strava foi o aumento da participação da Geração Z nos deslocamentos ao trabalho em bicicleta. Em todo o mundo, 17% dos ciclistas que usaram o Strava para os deslocamentos ao trabalho em 2023 eram da Geração Z, em contraste com os 8% de cinco anos atrás. No Brasil, a participação da Geração Z nos deslocamentos manteve-se em 17% em 2023, o mesmo que o índice global, mas registrou 12% cinco anos atrás. Os Millennials foram o grupo mais numeroso, enquanto a presença da Geração X teve a maior redução desde 2019.

Qual é o nome que pode impulsionar sua velocidade?

Por fim, o relatório do Strava revelou quais foram os nomes com melhor desempenho no ciclismo em 2023, tanto no Brasil quanto no mundo. Será que o seu está na lista? Veja abaixo:

  • Pedalada mais rápida (ritmo mediano) no mundo: Femke (mulheres) e Robbe (homens)
  • Pedalada mais rápida (ritmo mediano) no Brasil: Dani (mulheres) e João Paulo (homens)

Essas foram algumas das principais tendências do ciclismo no Ano Esportivo no Strava 2023. Se você quer saber mais sobre o relatório, acesse o site oficial ou leia o PDF completo. Até a próxima!

Quer conhecer mais sobre Downhill? Leia nosso guia para iniciantes no Downhill.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments